19/07 23:04

CONSEA-MA reúne Conselheiros para discutir propostas de melhorias nas ações implementadas no Estado

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), realizou, no dia 8 de maio de 2018, uma reunião ordinária, no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Vinhais, a fim de promover ações efetivas na implantação e fiscalização do programa de alimentação escolar nas redes de ensino do Maranhão e o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional empregadas no Estado. A reunião foi coordenada pela presidente do órgão, Concita da Pindoba.

O evento iniciou-se com a apresentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atendido na Resolução n° 26, de 17 de junho de 2013, no qual objetiva a utilização de alimentos variados e seguros nos cardápios das escolas públicas, respeitando as culturas e tradições das comunidades, estimulando o hábito saudável entre os alunos e garantindo o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar. Além do Conselho de Alimentação Escolar, o CAE, responsável por acompanhar e fiscalizar a atuação do PNAE nas escolas municipais do Estado.

Na ocasião, João Vieira, presidente do CAE, pontuou as dificuldades que a entidade sofre para a execução do seu trabalho. “Hoje, a maior deficiência que o CAE enfrenta é a precariedade na logística, como falta de recursos e de transporte para locomover os membros até as escolas. O nosso trabalho tem sido realizado por amostragem, pois não conseguimos atender todos os contingentes. Em 2017, apenas duas foram fiscalizadas”, ressaltou.

Em seguida, foram formadas as comissões temáticas SISAN, Programas e Projetos, Povos e Comunidades Tradicionais, que apresentaram as propostas e metas de melhorias nas ações empregadas pelo Estado, tais como:

  1. Projeto de capacitação dos (das) merendeiras escolares no manuseio e preparo dos alimentos;
  2. Projeto de restruturação e novos utensílios nas cozinhas das escolas;
  3. Elaboração de resolução para a realização de Concurso Público visando a contratação de nutricionistas, de acordo com a Resolução n° 26 que atende o PNAE.Gilvan Alves, presidente adjunto do SEDIHPOPThe alt text for this image is the same as the title. In most cases, that means that the alt attribute has been automatically provided from the image file name.
Links Úteis
Localização

localização