Conselheiros do Maranhão participam da 5ª Conferência + 2 de SAN

Concita da Pindoba, Kléber Gomes, Márcia Cutrim, Edilene Sampaio, Valdiniz Krikati, Dorisnete Lima e Lourvídia Caldas representaram o Conselho de Segurança Alimentar do Estado do Maranhão e a CAISAN Estadual, respectivamente, na 5ª Conferência + 2 Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado entre os dias 6 e 8 de março de 2018 em Brasília. “Tivemos uma participação efetiva em todos os dias do evento. Avaliamos o II Plano de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN e tratou dos indicadores da política nacional de SAN”, contou a presidente do CONSEA-MA.

O Encontro Nacional 5ª +2 discutiu oito desafios, entre eles o fortalecimento de sistemas de produção de base agroecológica e a inclusão produtiva rural em grupos populacionais específicos. O documento-síntese do encontro pode ser lido na íntegra no site do Consea nacional www.consea.gov.br.
Convidada do painel Expressão da Desigualdade, a cineasta negra Viviane Ferreira disse que, até mesmo nas novelas, fica evidente a falta de determinados alimentos conforme a classe social da pessoa. “Se a gente liga a TV, consegue identificar o que é alimentação de rico e o que é alimentação de pobre. A gente consegue notar a faceta do capitalismo no sentido de reiterar desigualdades”, pontuou a militante, que tratou de gênero e racismo.

Outro tópico discutido hoje, segundo Naidison Quintella, foi o estímulo dado aos jovens da zona rural a migrar para o espaço urbano, com o desmonte de escolas que valorizam sua cultura e a “prefeiturização” do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social, que, na opinião do coordenador, leva à “liquidação” do cultivo pelos pequenos produtores, reduzindo sua autonomia.