“BANQUETAÇO” CONTRA EXTINÇÃO DO CONSEA NACIONAL DEFENDE DIREITO À ALIMENTAÇÃO EM SÃO LUÍS

BANQUETAÇO

Nesta quarta-feira (27), uma ampla mobilização aconteceu simultaneamente em 40 cidades no Brasil, em repúdio à extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), instância representativa fundamental para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Em São Luís, o ato denominado Banquetaço, foi realizado entre 12h às 14h, em frente a igreja Santo Expedito, na rua Tomé de Sousa, Floresta, no bairro da Liberdade.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância de uma alimentação saudável, centenas de pessoas de vários segmentos da sociedade, bateram os pratos vazios e gritaram em uma só voz, palavras de ordem para a volta do CONSEA Nacional.

“O banquetaço é a maior mobilização a nível nacional contra a extinção do Consea. Aqui no Maranhão o ato foi realizado no maior quilombo urbano do estado, por ter uma simbologia muito grande em relação ao trabalho do Consea, que é lutar para que os programas e projetos de fortalecimento da segurança alimentar, possa ser efetivamente executado em sua plenitude. Então, extinguir o Consea significa fragilizar a maior instância de controle social”, enfatizou Concita da Pindoba, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA -MA.

BANQUETAÇO

As lideranças da comunidade da Liberdade ficaram felizes em receber e mobilizar este ato na comunidade. “Receber este grande evento de mobilização e protesto contra um Conselho tão importante como o Consea, é muito importante para nossa comunidade porque entendemos da importância do direito humano a alimentação saudável”, Pontuou Maycon Lopes, representante do Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro, CISAF.

“Esse banquetaço representa para nós uma resistência. Não aceitamos o fim do CONSA no Brasil porque o conselho é o elo entre a sociedade e o governo. É o conselho que leva os anseios da comunidade, que monitora, acompanha e fiscaliza as políticas públicas”, declarou Miércio Roberth, coordenador do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional.

Os Conseas Estaduais e municipais não foram extintos com a assinatura da MP. Mas com a extinção do Consea Nacional, as ações estaduais e municipais ficam fragilizadas.

BANQUETAÇO

O evento foi uma realização do Conselho estadual de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA-MA, Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional – FMSAN, CAISAN, os movimentos da Liberdade Boi da Floresta, Hip Hop Militante, CISAF, Boi de Leonardo, Movimento pela Saúde dos Povos e mais de 20 entidades.

O Consea é uma entidade de assessoramento imediato à Presidência da República, que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). É composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

O conselho faz o trabalho institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em regime de colaboração com as demais instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Texto: Claudilene Maia

DATA PUBLICAÇÃO: 27/02/2019