Municípios participam de encontro para implantação e adesão ao SISAN em Balsas

SISAN

SISAN

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA) realizou nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), na cidade de Balsas, o Encontro de Mobilização e Sensibilização para implantação e adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O evento, destinado a 27 municípios maranhenses, faz parte de uma das metas do Convênio Federal de nº 013/2016, firmado entre a Sedes e o Ministério da Cidadania.

O Maranhão possui, atualmente, 51 municípios executando ações de fortalecimento do Sisan e, ainda, 27 em processo de adesão. O Sistema, de gestão intersetorial e participativa, possibilita a articulação entre os três níveis de governo e organizações da sociedade civil, para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

SISAN

SISAN

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, destacou as ações realizadas pelo Governo Estado no combate à pobreza, dando como exemplo a implantação dos restaurantes populares em vários municípios. “O Sisan é uma política importante e o Governo do Estado tem realizado um amplo trabalho no combate à pobreza com a implantação de 30 equipamentos de segurança alimentar espalhados em vários municípios”, disse o secretário.

Márcio Honaiser informou, ainda, que o município de Balsas em breve terá um Restaurante Popular que irá contemplar  toda a Região Sul do Maranhão.

Maria da Conceição de Almeida Ferreira, presidente do CONSEA destacou que o Maranhão vem ao longo de 16 anos, tentando sensibilizar todos os municípios a aderir e implantar o sistema de segurança alimentar no sentido de garantir os direitos à alimentação adequada aos seus munícipes, sobretudo aos que estão em estado de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

CONCITA

CONCITA

“O evento faz uma abordagem do que é o sistema, para que todos conheçam seu funcionamento, entendam todo o processo e sejam sensibilizados a criar o sistema em cada município garantindo o acesso da população a alimentação adequada, ao abastecimento de agua para o consumo humano e para a produção de alimentos. Garantir que o pequeno agricultor venda sua produção para os programas com preço justo, melhorando as estradas para escoar a produção. Tudo que está relacionado a segurança alimentar”ressaltou.

Sobre os benefícios da adesão ao sistema, disse: “ao aderir ao sistema o município fica pontuado e quando abre um edital está apto para entrar no programa, para receber recursos equipamentos, pois o CONSEA é o órgão que dá validade ao ingresso do município nos programas”.

SISAN EM BALSAS

SISAN EM BALSAS

Participaram do evento aqueles municípios que não possuem os marcos legais e ainda não cumpriram os requisitos exigidos para estruturação da Política de SAN. São eles Amarante do Maranhão, Balsas, Buritirana, Benedito Leite, Barão do Grajau, Carolina, Campestre do Maranhão, Feira Nova, Governador Edson lobão, João Lisboa, Loreto, Lajeado Novo, Montes Altos, Nova Colinas, Porto Franco, Paraibano, Passagem Franca, Riachão, Ribamar Fiquene, Sambaiba, Sitio Novo, São Felix de Balsas, São João do Paraiso, São João dos Patos, Sucupira do Riachão, São Francisco do Azeitão e Tasso Fragoso.

De acordo com a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, “o Encontro de Mobilização visa, também, contribuir para que os 27 municípios participantes consigam criar seus marcos regulatórios, cumprindo os requisitos necessários para adesão e, assim, ampliar a quantidade de municípios maranhenses adesos ao Sisan”.

SISAN

SISAN

Durante a programação, os representantes municipais participaram de explanações sobre a Política de SAN; Estratégias para a implantação do Sisan nas regiões; Formas de acesso aos Programas de Segurança Alimentar e Inclusão Social, além de uma oficina para orientar sobre o preenchimento das minutas de Adesão ao Sistema.

 

 

 

TEXTO: ASCOM SEDES e Portal Diário Sul Maranhense

MAIS FOTOS:

8e1dc379-31a0-4198-ba7e-e2555670f64f 09a8b30f-7583-474c-ab46-b90313579e84 74f2922d-2fca-4fa4-8740-190e82a3d1a8 e736d1dd-3e64-45a1-aa6f-891c321c28b4 fa50103c-3470-421d-a543-c349810a5dd5e736d1dd-3e64-45a1-aa6f-891c321c28b4 Encontro-a

Desenvolvido por: Seção de Desenvolvimento da SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação