Bom Jardim realiza 1ª conferencia municipal de segurança alimentar e nutricional

Conferência

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com a finalidade de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial com o TEMA: BRASIL E O MAPA DA FOME: ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DA INSEGURANÇA ALIMENTAR NO MARANHÃO, trouxe os seguintes Objetivos:

1. a) Analisar os desafios da atual conjuntura estadual, nacional e internacional para a Política de SAN;
  2. b) Identificar os avanços, obstáculos e recuos na efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável;
  3. c) Avançar no comprometimento da sociedade no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar;
  4. e) Elaborar proposições para avançar na Política de SAN no Município, no Estado e no Brasil;
  5. f) Eleger delegados/as para a etapa estadual.
    conferência

A Conferência também contou com a presença da Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a Sra. Concita da Pindoba, do Prefeito Municipal Dr. Francisco Alves de Araújo e de diversas Secretarias. Durante o Evento, foram apresentadas palestras da Secretaria de Saúde falando do Programa  Saúde e Nutrição, Secretaria de Educação falando do PNAE, e a importância do Programa Alimentação Escolar, como forma de garantir a segurança alimentar dos alunos e apresentação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Pesca, fazendo um diagnóstico e mapeamento do Programas Institucionais (PAA e PNAE), apresentado pelo Agrônomo Celso Lopes Barros, pelo qual  trataram de assuntos relacionados com a alimentação saudável, a fome no mundo, o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar, dentre outros.

Para os participantes um grande evento que trouxe enorme conhecimento a todos.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Trabalho e Paz

Textos e fotos: ASCOM PREFEITURA DE BOM JARDIM

6. IMG_9873 IMG_9886 IMG_9889 IMG_9893 IMG_9894 IMG_9935 IMG_9948 IMG_9950 IMG_9954