Parnarama realiza com êxito a II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

conferência

conferência

A Prefeitura Municipal de Parnarama e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou hoje (14/08)  a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Parnarama.

O evento foi realizado no Auditório do Centro de Convivência dos Idosos e teve início às 08h45m com a presença de várias representações dos mais diversos segmentos da sociedade Parnaramense, inclusive com participação de produtores rurais de várias comunidades do município.

O Tema da conferência foi: Brasil e o mapa da fome: estratégias de superação da insegurança alimentar. A referida conferência tem como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da Soberania Alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão Intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

conferência

conferência

Durante o evento, houve uma apresentação cultural, feita através de uma paródia específica sobre alimentação saudável, apresentada pela Adolescente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Amanda Gabrielly, e houve também recitação de um poema feito pela Idosa Eva Moraes, que além de recitar o poema cantou uma canção de Luiz Gonzaga.

Fazendo parte da programação, houve a exposição da palestra sobre: Política de SAN no Município: Programas, Equipamentos e financiamento em Parnarama, que foi proferida pela Sra.  Carulina Cardoso Batista, Nutricionista da Secretaria Municipal de Assistência Social, Especialista em Alimentação Escolar e Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí.

A palestra Magna ficou por conta do Assistente Social e Consultor em Segurança Alimentar e Nutricional, Miércio Robert Lopes Martins, que além de proferir a palestra conduziu os trabalhos da conferência assim como a eleição dos 03 (três) delegados que irão representar o município na Conferência Estadual em São Luís. Os delegados eleitos foram 01 (um) do segmento governo e 02 (dois) da Sociedade Civil, sendo que para cada um foi eleito um suplente.

conferência

conferência

Estiveram presentes na conferência, além dos principais atores envolvidos que são a própria comunidade, a conferência contou com a presença do Vice-Prefeito, Gilson Moura, que no ato representou o prefeito Raimundo Silveira, a Secretária de Assistência Social, Querida Moura, A presidenta do CONSEA, Ester Alves, a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Ranúncia Lira, da representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Maria Júlia, do Representante do Fórum Maranhense de SAN, Manoel Sousa, da Primeira Dama, Girlene Costa, do Secretário do Meio Ambiente, Jackson Feitosa, além da Pôlliany Carvalho que representou o secretário de agricultura, da Nayane Andressa que representou a secretária de saúde e da senhora Maria Francisca que representou a secretária de educação.

A II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, foi considerada por todos um avanço, isto porque houve uma grande participação da sociedade durante todo o pleito, fazendo com que as propostas que saíram da plenária, foi de fato os anseios e demandas que a população precisa nesta política pública.

TEXTOS E FOTOS: Aristeu Carvalho, de Paranarama

download (1) download (2) download (3) download (4) download (5) download (6) download (7) download (8) download (9) download (10) download (11) download (12) download (13) download (14) download (15) download (16) download (17) download (18) download (19) download (20) download (21) download

Desenvolvido por: Seção de Desenvolvimento da SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação