Segurança Alimentar e Nutricional é tema de Encontro em São Luís

Encontro

Iniciou nesta quinta-feira (22/08) e vai até sexta-feira (23/08), o Encontro de Mobilização e Sensibilização para implantação e adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), em São Luís. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MA).

O objetivo do é sensibilizar os municípios para a implantação e adesão ao SISAN, além do fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

O encontro faz parte de uma das metas do Convênio Federal de nº 013/2016, firmado entre a Sedes e o Ministério da Cidadania, e será destinado a representantes da sociedade civil, gestores e técnicos das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente, dentre outras.

encontro

O evento é destinado aos municípios que não possuem os marcos legais e ainda não cumpriram os requisitos exigidos para estruturação da Política de SAN, devendo contribuir para que estes possam criar seus marcos regulatórios e cumpram os requisitos necessários para adesão, e assim ampliar a quantidade de municípios maranhenses adesos ao Sisan.

Durante a programação, os representantes municipais participaram de explanações sobre a Política de SAN; Estratégias para a implantação do Sisan nas regiões; Formas de acesso aos Programas de Segurança Alimentar e Inclusão Social, além de uma oficina para orientar sobre o preenchimento das minutas de Adesão ao Sistema.

Para a presidente do Consea-MA, Concita da Pindoba, eventos como esse são fundamentais para o fortalecimento da efetivação das políticas de segurança alimentar e nutricional no Estado.

encontro

O Maranhão possui, atualmente, 51 municípios executando ações de fortalecimento do Sisan e, ainda, 27 em processo de adesão. O Sistema, de gestão intersetorial e participativa, possibilita a articulação entre os três níveis de governo e organizações da sociedade civil, para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Como parceiros deste processo, o governo do estado conta com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e com a Câmera Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

A secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes Lourvidia Caldas, explica que este momento é o início de todas as ações que serão executadas dentro dos municípios. “Os municípios que hoje estão presente nesta capacitação, com certeza, saem daqui sensibilizados, entendendo a importância que é fazer a adesão ao Sistema (Sisan), com benefícios e direitos alcançados durante todo o planejamento, compreendendo as ações propostas e como executa-las em sua prática”.