Sedes realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

Semana

Semana

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, realizou diversos eventos com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população maranhense para a luta contra a fome e na orientação por dietas saudáveis.

Neste dia 16 de outubro, a Sedes e o Serviço Social do Comércio (SESC), assinaram Termo de Cooperação Técnica para ampliação do campo de atuação do Banco de Alimentos, durante Mesa de Dialogo, no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O subsecretário da Sedes, Clóvis Paz destacou a sensibilidade do governador Flávio Dino, em relação a Política de Segurança Alimentar, com a instalação de equipamentos de segurança alimentar em vários municípios maranhenses, entre eles, dos municípios com Menor IDH. “Hoje a preocupação do Governo do Estado, não é somente no combate a fome, mas também com a qualidade do alimento ofertado para a população, com acompanhamento nutricional”.

Semana

Semana

A solenidade contou com a presença de representante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a PHD, Elza Maria Franco Braga, representantes do Conselho de Segurança Alimentar do Maranhão, entre outros.

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), Concita da Pindoba informou que essa semana é muito importante porque é um momento de dialogar a situação alimentar do país e  ressaltou o papel de todos os setores para promover hábitos mais saudáveis.

“O progresso de dietas mais saudáveis requer a colaboração de todos os atores, governos, sociedade civil, organizações, centros de pesquisa, indústria alimentícia e consumidores devem fazer seu papel”, defendeu.

Mais Ações – Nos 28 Restaurantes Populares e nas Cozinhas Comunitárias do Bequimão e de Marudá aconteceram ações de educação alimentar e nutricional, degustações de alimentos regionais, como forma de diminuir à fome e a todas as formas de desnutrição, com orientação sobre a importância de uma dieta saudável, no combate as doenças decorrentes da má alimentação.

Semana

Semana

Nesta quinta-feira (17), serão realizadas ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), nas entidades atendidas pelo Banco de Alimentos.   E na sexta-feira (18), serão realizados na Praça do Anjo da Guarda das 09h00 às 17h00, atendimento e orientação nutricional; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; exposição e degustação de alimentos aproveitados integralmente; exposição de alimentos das comunidades tradicionais; distribuição de materiais educativos sobre alimentação saudável, como ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, afirma que dessa forma, o Maranhão avança com ações estruturantes para erradicação da fome através de diferentes espaços públicos e orientações de dietas saudáveis e sustentáveis economicamente acessíveis a todos para garantia da qualidade de vida.

Texto: ASCOM/SEDES

Desenvolvido por: Seção de Desenvolvimento da SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação