VI CESAN encerrou nesta sexta-feira com grande participação popular

VI CESAN

VI CESAN

A IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), realizada nos dias 06 a 08 de novembro na sede da FETAEMA, no Araçagy reuniu mais de 400 pessoas da sociedade civil e do poder público de 95 municípios maranhenses. O evento teve como tema “O Brasil no Mapa da Fome: estratégia para superação da insegurança alimentar e nutricional” e reuniu representantes da sociedade civil, de organizações, movimentos sociais, órgãos públicos e privados para discutir a erradicação da fome e da insegurança alimentar no Brasil e no Maranhão, bem como, propor diretrizes para a continuidade da Política.

A VI Cesan foi realizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com o Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (FMSAN) e Câmera Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MA).

VI CESAN

VI CESAN

A presidente do Consea-MA, Concita da Pindoba disse que o evento está superando as expectativas. “Nesta conferência contamos com a presença de 70 indígenas, quilombolas e diversas entidades representativas da sociedade. São mais de 445 pessoas de 95 municípios, que nesses três dias de evento estão discutindo e propondo o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todas e todos e, em especial, para aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.”, pontuou.

Para a ex-presidente do CONSEA Nacional, a professora e pesquisadora Elizabetta Recine, o evento é parte de um ciclo maior. “Uma conferência como essa não fecha, não termina. O processo se torna mais aprofundado, pensando em propostas, em encaminhas políticas para os governos”, explicou.

Com plenárias, conferências, oficinas e grupos de trabalho, a conferência é também uma preparação para a Conferência Nacional Popular. O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, reforçou que a segurança alimentar é uma das prioridades do governo Flávio Dino, citando as inaugurações do próximo dia 9 como exemplo. “Dar visibilidade, dignidade e qualidade de vida aos que mais precisam é uma das marcas do governo Flávio Dino e temos buscado transformar essa prioridade em ação. Um exemplo é o número de 36 restaurantes populares a que chegaremos neste final de semana, a maior rede estadual de restaurantes populares, levando refeições de qualidade e a assistência necessária para combater a insegurança alimentar”, declarou.

VI CESAN

VI CESAN

Jean Pierre Tertuliano Câmara, novo coordenador da Comissão de Presidentes de Conselhos Estaduais (CPCE), destacou a postura do Governo do Maranhão em relação aos conselhos, especialmente em face ao cenário nacional. “Valorizamos o compromisso político de Flávio Dino de garantir a manutenção dos conselhos e a realização de um evento como este. Que ele continue a garantir esse contato direto entre o CONSEA e o Governo do Estado”, disse ele.

Para a ex-presidente do CONSEA Nacional, a professora e pesquisadora Elizabetta Recine, o evento é parte de um ciclo maior. “Uma conferência como essa não fecha, não termina. O processo se torna mais aprofundado, pensando em propostas, em encaminhas políticas para os governos”, explicou.

 

Desenvolvido por: Seção de Desenvolvimento da SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação