Semana Mundial da Alimentação oportuniza conhecimento para Agricultores Familiares

Oportunizando conhecimento aos agricultores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi realizado dois dias de capacitação para produtores de vários municípios em alusão à Semana Mundial da Alimentação que será celebrado no dia 16 deste mês.

Com o tema ” As nossas ações são nosso futuro:Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.
as ações visam fortalecer a renda familiar e contribuir com as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social devido a pandemia.

20

Durante a programação foi realizada capacitação sobre o Controle Social do PAA,Regularização Sanitária de Agroindústria Familiar, Valorização de Produtos: embalagem, rótulo , certificação, inserção da Agricultura Familiar nos equipamentos de Segurança Alimentar do Estado e outros.

O combate ao desperdício de alimentos, o incentivo à alimentação saudável na infância, importância da agricultura urbana e montagem de hortas também foi debatido.

A presidente do Consea-MA, Concita da Pindoba destacou.

“Estamos trabalhando com as secretarias de vários municípios apresentando proposições ao Governo com o objetivo de combater a insegurança alimentar e nutricional.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas pontuou.

“Esses agricultores irão sair dessa capacitação com mais conhecimento e prontos para colocar em prática nos seus municípios”.

A agricultora Claudia de São José de Ribamar pontou.
“Com o projeto que foi lançado do PAA conseguimos comercializar nossos produtos evitando o desperdício de alimentos e valorizando a Agricultora Familiar”.

21

O representante da Conab, Cysne Aderaldo; secretário estadual adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional , Ivaldo Rodrigues e o
secretário municipal de Segurança Alimentar (SEMSA), Júnior Vieira prestigiaram o evento.

Representando a categoria dos agricultores e líderes comunitários estiveram presentes os produtores Ribinha e Claudete Gorda.

A ação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).al2